E aconteceu. A família está crescendo. Em breve a casa vai ter mais um morador e com ele algumas mudanças na rotina, na dinâmica da casa e claro, no espaço.
Quando o bebê chega é necessário, para o seu bem-estar geral, saúde e desenvolvimento que ele esteja acomodado e seguro em um espaço seu. E esse espaço precisa, também, ser prático e funcional o bastante para que a mamãe e o papai, possam cuidar do pequeno com mais comodidade.
Por isso, a Conexão X fez um compilado de dicas para que você possa montar o melhor quarto de bebê possível e que ele seja um espaço que vai acolher a criança em diversas fases da infância.
O planejamento é uma etapa importante porque cobre dois pontos essenciais: o checklist do que o bebê - e a mãe - precisa e onde os móveis vão ficar.
Vale lembrar que alguns móveis são transitórios, como o berço, a bancada pra trocar fraldas, a poltrona de amamentação, etc. Por isso é recomendável, no planejamento do quarto da criança, ter em mente quais móveis serão permanentes e se eles vão atender a todas as fases de infância, pré e adolescência dos filhos.
Todos queremos um quarto bonito para a criança, certo? Além de ser um ambiente funcional, ele precisa ser agradável para a criança, com cores e estímulos certos para que não haja, por exemplo, interferência no sono do bebê. E quando falamos de decoração, falamos de pintura e questões como a cor de acordo com o sexo do bebê.
Na verdade, a cor é muito mais uma questão de gosto dos pais, um bebê não tem preferência por cor, ou os tons são exclusivos de um sexo ou outro. A regra real é a do bem estar da criança, cores neutras que tem efeitos calmantes, tons pastéis, etc.
Óbvio, mas muito importante. O bebê cresce e cresce rápido. Se você mora em um imóvel alugado, é preciso levar em conta na hora de adquirir alguns móveis que terão tempos de uso menores. Caso o apartamento ou casa seja próprio, isso deve ser considerado caso você opte por móveis planejados, que dão menos liberdade de mudanças na configuração do quarto. Seja como for, uma hora o berço vai dar lugar pra uma cama e depois pra uma cama maior, do mesmo modo que a bancada de trocar fraldas vai dar lugar à uma mesa de estudos.
Além do espaço para acomodar os móveis, o quarto precisa contar com um espaço para que a criança possa brincar e desenvolver sua criatividade e se locomover com segurança dando os primeiros passos. Por isso, caso o quarto seja compacto, atenção a cantos pontudos ou outros elementos que possam causar acidentes e se houver mais espaço disponível, um tapetão para a criança brincar e interagir é uma ótima pedida.
A chegada do bebê é algo mágico e que vai mudar a vida dos pais. Se vocês estão planejando a vinda do neném (ou se ele está vindo sem ter avisado antes) e precisam considerar novos espaços, conheça as opções da Conexão X. Temos certeza que tem algo perfeito para vocês aqui.
Até a próxima!