A localização é perfeita, perto do trabalho e da escola das crianças, o entorno oferece boas opções de lazer, os cômodos são arejados e o valor do condomínio compensa. Mas o imóvel alugado pode não ser bem como você queria.
Talvez mudar a pintura da parede para outra cor, substituir o lustre antigo por luminárias mais modernas, pendurar um quadro ou instalar prateleiras novas. Quem nunca sonhou em deixar o lar que irá passar os próximos meses ou anos com a própria cara, não é mesmo?
Por isso, é normal que os moradores queiram dar um toque de personalidade ao ambiente. No entanto, apesar do locatário ter direito a realizar benfeitorias e reformas no imóvel alugado, é preciso o consentimento do locador.
Então, se você mora em casa ou apartamento alugado e está pensando em reformá-los, fizemos um checklist definitivo com tudo o que pode ou não fazer para não ter dores de cabeça no futuro. Confira quais são eles. Boa leitura!
Segundo a Lei do Inquilinato (8245/91), que regulamenta as relações de locação, compra e venda de imóveis, o inquilino só poderá fazer qualquer reforma ou benfeitoria no imóvel alugado com autorização prévia do proprietário. Isso significa que antes de realizar qualquer intervenção, é preciso conversar com o proprietário e ter tudo documentado por escrito. Assim, você evita dores de cabeça desnecessárias no futuro.
Quer dar aquela corzinha nas paredes e deixar seu ambiente mais convidativo, colorido e com personalidade? Em geral, os contratos de locação têm como única exigência que o imóvel seja pintado de branco antes de ser devolvido e apresentado ao próximo inquilino.
Outra opção legal e fácil de ser revertida são os papéis de parede e adesivos colantes que dão um charme a qualquer ambiente.
Não gostou das louças do banheiro ou das luminárias que vieram com a casa? Isso não precisa ser um problema. É possível trocá-los, desde que você guarde os originais e os coloque de volta antes de entregar as chaves ao dono, uma vez que é obrigação do inquilino devolver o imóvel alugado nas mesmas condições em que o encontrou.
E isso serve também para a instalação de chuveiros ou duchas da sua preferência e a renovação do assento sanitário.
Para a colocação de cortinas, prateleiras e quadros é necessário furar a parede. Por isso, quando for retirar os objetos, é preciso ter o cuidado de fechar os furos com massa corrida e passar uma lixa para deixar a parede lisinha novamente. Além disso, tome cuidado com o local que pretende furar para que não atinja nenhuma região onde passe canos da rede hidráulica ou fios da rede elétrica. Assim, você evita acidentes e imprevistos indesejados.
Mais que contar com a autorização do locador, determinados tipos de reforma, como aquelas que alteram a estrutura do imóvel, necessitam ter também a permissão de um engenheiro. Para te ajuda na hora de tomar decisões sobre quais reformas e melhorias realmente valem a pena serem feitas no imóvel do qual você não é dono, pense o seguinte:
“Se for alterar a estrutura do imóvel e não for possível desfazer com facilidade, é melhor deixar como está ou pedir autorização?” Por isso,
A primeira pergunta que você deve se fazer antes de planejar uma obra é se ela realmente vale a pena.
Afinal, investir boa parte do seu dinheiro em um imóvel alugado, às vezes, pode não ser tão vantajoso assim. Fique atento a esse detalhe!
Pense bem antes de querer sair derrubando alguma parede do imóve, já que para isso é importante saber primeiro se a parede não comporta alguma viga estrutural, o que pode acabar comprometendo a segurança da construção. Para esse tipo de obra é indispensável contar com um profissional qualificado para avaliar as condições de segurança.
Um revestimento mal cuidado ou com uma aparência muito antiga lidera a lista de insatisfações dos inquilinos, que não vêem a hora de trocá-lo. No entanto, antes de querer substituir o piso ou azulejo do imóvel alugado, mesmo que seja apenas uma parte, converse com o proprietário e avalie se o investimento vale a pena.
A melhor maneira de evitar futuros transtornos com reformas e melhorias que estejam fora do seu contrato de locação, é contar com uma imobiliária de confiança. Com a Conexão X, você tem assessoria de profissionais especializados, que além de dar a segurança que você precisa, torna o processo de locação e venda de imóveis muito mais fácil e ágil, além de flexibilidade para negociar as mudanças que deseja fazer.
Procurando imóveis para alugar em Campinas e região? Conte com a Conexão X e garanta Viva em Conexão.
Até a próxima!