O que é mais rentável: comprar ou alugar uma casa?

Faça a melhor escolha para a sua vida!

Investir tem sido uma palavra cada vez mais presente no dicionário do brasileiro. Nos últimos tempos, se multiplicaram livros sobre finanças pessoais, investimentos de renda fixa e variável, e análises de influencers sobre como pensar o dinheiro e o futuro.

Bem, isso é muito positivo para um país. Afinal, consumidores mais conscientes de seus gastos, antenados com o mercado financeiro e com perspectivas de criar a tal independência financeira, ajudam a construir um país de economia mais sólida e  com menos desigualdade social. Ou seja, todos ganham!

Nesse ponto, a questão “moradia” tem chamado a atenção das pessoas. Será que é melhor realizar o sonho da casa própria e ter um imóvel financiado ou alugar um espaço e investir o dinheiro? Muitas perguntas surgem desse questionamento e dentre elas, as questões de estilo de vida e flexibilidade interferem bastante.

Mudanças sociais

O home office, a grande facilidade para se locomover pelo mundo, casais casando menos e tendo menos filhos… todos esses fatores têm impactado na vida social moderna. E essas escolhas mudam a forma como as pessoas fazem negócios.

Segundo a Valor Investe, a quantidade de brasileiros que declararam intenção de adquirir imóveis nos próximos meses manteve a trajetória de queda após marca recorde no 3º trimestre de 2020, passando de 48% para 43% no 3º trimestre de 2021. Os dados são da pesquisa Raio-X FipeZap, elaborada a partir da participação de 1.805 respondentes.

Se você é daquelas pessoas que gostam de rotina, já possuem certa estabilidade financeira ou preferem trabalhar na mesma empresa por vários anos, talvez a compra de um imóvel seja importante para você. Entram nessa lista pessoas que não pretendem mudar de cidade ou estado tão cedo e não se importam de ter um financiamento mais longo.

Mas se você está entre os que têm o sonho de viver viajando, pretende estudar fora do país ou está disposto a se mudar para uma nova região por conta de oportunidades melhores de trabalho, talvez alugar um imóvel seja mais atrativo. Nessa escolha, você terá mais flexibilidade para se mudar, escolher um bairro de maior preferência ou diminuir gastos com manutenção. A escolha depende muito dos sonhos, ideais e projetos de vida de cada um, mas também entram aspectos financeiros nessa decisão.

O que você deve pôr na balança

Antes de adquirir ou alugar um imóvel, coloque algumas coisas na balança. Isso envolve uma avaliação macro e micro, e claro, tem a ver com sua visão de mundo e perspectiva de vida. Nesse momento, reunir as mais diversas opiniões sobre o assunto, como corretoras, imobiliárias, agentes financeiros e família, podem ajudar em uma escolha equilibrada e mais feliz. Vamos analisar alguns pontos?

Situação financeira

Avalie como está estruturada suas finanças. Questões como estabilidade do emprego, rendas e gastos atuais, bem como possibilidade de investir 20% da entrada de um financiamento devem estar na ponta do lápis.

Custos de aluguel e compra

Há cidades e bairros em que compensa mais alugar um imóvel do que comprar um, por razões puramente de oferta e preço. Estude a vizinhança, avalie possibilidades e se certifique de estar pensando de forma rentável para o seu bolso.

Gastos com manutenção

Outro ponto importante é avaliar os custos de manutenção, IPTU e condomínio que você irá ter. Nesse sentido, depois de um ano, seria melhor ter alugado o imóvel e investido o dinheiro em aplicações, por exemplo, ou você teria maior rentabilidade na compra da casa ou apartamento?

Riscos

Há sempre riscos em toda decisão. Considere analisar a situação do mercado e economia. Será que o imóvel vai valorizar rapidamente? Ou estamos em uma época de crise que poderia fazer os valores estabilizarem e até mesmo caírem? Caso deseje alugar, o locatário é de confiança? Você terá condições de investir em novos projetos arcando com esse aluguel?

Consulte opiniões profissionais

Com certeza o mercado sempre nos abre um leque de possibilidades. Cabe a cada um avaliar suas necessidades, desejos, saúde e situação financeira e entender o que é melhor para o momento e para o futuro.

Se você ainda possui muitas dúvidas, não deixe de consultar opiniões profissionais sobre investimentos, renda, momento da economia e situação imobiliária da sua região. Há à sua disposição, inúmeros estudos e análises que podem fornecer informações de confiança e dados para ajudar na tomada de decisão.  Isso com certeza pode te ajudar a fazer uma escolha que lhe traga mais qualidade de vida, conforto e praticidade!

Quer saber mais? Conte com a Conexão X!

Outros posts para você

A Conexão X tem o imóvel ideal para você

Localização

Localização

Tipo

Tipo

Valor de Venda

Valor de Venda